VENDE-SE CASA, MAS NÃO O LAR

2-3 minutos

read

Vende-se uma casa de alvenaria em bairro próximo ao centro de Curitiba, quatro quartos, dois banheiros, duas salas, cozinha e área de serviço, com edícula …

Mas olhando além do material, cada tijolo que ali está foi adquirido com o suor de meu pai e de minha mãe.

Ele, Professor, incansável, cumprindo três turnos em colégios do estado, o que lhe afastava da casa manhã, tarde e noite. Ela, com suas ágeis mãos para o tricô, crochê, e todo tipo de artesanato. Com o aumento da família, uma reforma aqui, e outra ali, mais um banheiro, cozinha maior e até uma garagem fechada. O portão eletrônico demorou quase três décadas. Chegou só quando a idade já criava algumas dificuldades para a entrada em casa à noite, pois já se vivia em uma Curitiba que não era tão mais segura.

Nos quatro quartos, foram criados cinco filhos, e um escritório que guardava um cofre enorme, de cor verde, que protegia o que realmente tinha valor: material escolar. Na cozinha uma quantidade exorbitante de assados avisava que era Natal. Mas não era só no Natal que a cozinha ganhava movimento além do normal. Também na páscoa, no mesmo fogão, se deu forma a milhares de ovos de Páscoa.

Na pequena copa, 5 filhos, e a mãe, assistiam a justiça do pai ao dividir um litro de Coca-Cola em seis copos. Nos sofás da sala, quando chegavam as Copas do Mundo de Futebol, era acolhida uma multidão de torcedores de todos os lados da família, e seus agregados. No jardim, uma antiga máquina de cortar grama engrossou o braço dos meninos da casa. No paiol, um portal para uma quantidade sem fim de cacarecos e quinquilharias, ficavam abaixo da escada que nos levava ao forro, os espetos e a churrasqueira de latão, que minha mãe tão bem usava.

No pátio do fundo, tinha um canteiro onde plantei meus pinhões e uma porção de grãos de milho, sob o olhar atento do Nêgo, Sapeca, Wendi, Agatha, Hayka, Hania, Mosquito, Cover, os cães amados que tinham os rabos que mais balançaram em Curitiba. Casa de Alvenaria que fica metade no Bigorrilho, metade no Batel, conquista do meu amado Pai, que nos faz saudade desde agosto de 2022.

Face norte, norte dado pelo pai, que os filhos guardam para si na alma e nas lembranças.

VENDE-SE CASA!

VENDIDA…

Mas só a casa, os tijolos, o terreno…

O LAR EM QUE FUI CRIADO, ESSE NÃO TEM PREÇO!

Obrigado Professor Carlos José Silveira pela lição…

Obrigado Mirian Rangel Silveira pelo Amor em forma de arte, pela arte de tanto amar…

Obrigado aos meus irmãos,

colegas de classe,

alunos da mesma lição,

testemunhas da mesma linda e romântica história que aconteceu ali,

Em Curitiba, na Rua Saldanha Marinho…

Obrigado Bigorrilho, Batel e Campina do Siqueira por terem sido a expansão do meu quintal.

OBRIGADO MEU DEUS POR TER ME CONCEDIDO TAMANHA BÊNÇÃO!!!


Discover more from APENAS ESCREVA…

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe um comentário

Discover more from APENAS ESCREVA...

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue a ler